Pikmin 3 é o mais recente capítulo da adorada série de estratégia da Nintendo. Colorido, carismático e inteligente, o jogo traz o esperado ar de novidade para o Wii U, mas também derrapa em problemas de jogabilidade. Confira o review:
A volta das tropas coloridas
Quase dez anos se passaram desde a última aventura dos numerosos bonequinhos coloridos da Nintendo, mas desde lá, pouca coisa mudou. Dessa vez a árdua tarefa das pequenas criaturas é ajudar os tripulantes da nave S.S. Drake em um planeta desconhecido e cercado de ameaças.
Como esperado, o jogo apresenta basicamente as mesmas mecânicas das versões anteriores, onde os Pikmin são usados como armas e ferramentas. Em diversas cores, as criaturas têm habilidades diferentes. Os vermelhos são bons de briga, os amarelos suportam choques e os roxos descomunalmente fortes.
Essa grande variedade de utilidades é usada pelo jogador, que controla um dos tripulantes em suas missões principais, além de também ter que caçar frutas, que mantém os heróis vivos.
Correndo contra o tempo
As missões do jogo são divertidas, desafiadoras e bem boladas. É preciso fazer o uso inteligente dos diversos Pikmin e as suas habilidades, que ajudarão na construção de pontes, derrubada de barreiras e nas interessantes batalhas contra variados tipos de inimigos.
Porém, apesar de simples em sua grande maioria, as missões podem se tornar verdadeiros pesadelos, tudo por conta da limitação de tempo proposta pelo game. Não é raro se encontrar absolutamente perdido no mapa, enquanto o tempo passa. A ausência de indicadores claros de objetivos só agrava a situação.
Controles problemáticos
O maior drama fica por conta dos controles, que prejudicam vertiginosamente o desempenho do jogador. Originalmente feito para ser jogado no gamepad do Wii U, Pikmin 3 é complicado e impreciso, especialmente quando é necessário direcionar o arremesso dos bonecos.
Na tentativa de solucionar o problema, foi disponibilizada a opção de se jogar usando com Wii Remotes e Nunchucks. O esquema de controles de fato melhora muito a jogabilidade, mas coloca em segundo plano o uso do interessantíssimo mapa, presente na tela do outro controle.
Wii U na nova geração
Pikmin 3 é um deleite em sua parte visual. Centenas de homenzinhos coloridos correm de um lado para o outro em cenários coloridos e bem desenhados. Texturas de folhagens e água são incrivelmente detalhadas e reais, e os enormes chefes desfilam imponentes, dezenas de vezes maiores que os protagonistas do jogo. Porém, é preciso dizer também que o game conta com algumas texturas em baixa resolução, mas nada que tire o mérito da impecável direção de arte.
Os personagens são todos dublados em uma suposta língua nativa, como o de costume em jogos da Nintendo. Mesmo tratando-se de murmúrios sem sentido, o áudio faz bem a sua parte de complementar os personagens e criar uma atmosfera diferente no jogo.
Só na tela dividida
Pikmin 3 também vem com três diferentes modos multiplayer, que podem ser jogados de dois a quatro jogadores. As modalidades surpreendem pelo ótimo nível de desafio, passando por missões simples até batalhas contra grandes chefes. Um modo competitivo também está presente. Nele, os jogadores são obrigados a conseguirem certos itens em um determinado tempo.
Infelizmente, os modos só podem ser jogados no mesmo console, com a tela dividida. Isso significa que não é possível chamar um amigo para encarar os desafios a distância através de um modo online. Um problema comum a muitos jogos da empresa.
Conclusão
Pikmin 3 chega como belíssima opção aos carentes donos do Nintendo Wii. Com uma campanha divertida e variada, belos gráficos, e modos multiplayer competitivos e cooperativos, o jogo é carta marcada como um dos melhores do ano para o console. Os pontos negativos ficam por conta dos controles ruins com o gamepad e a ausência de um multiplayer online.
Se você é dono de um dos consoles da Nintendo, provavelmente já deve ter reparado nos folhetos do Nintendo Club que acompanham cada novo jogo adquirido. O que muita gente não sabe é que é possível trocar esses pontos por outros jogos no site da Nintendo. Confira o tutorial completo de como fazer o processo:
Primeiramente, acesse o site https://club.nintendo.com/. Caso ainda não tenha uma conta criada, clique no botão “Sign Up”, localizado na parte superior direita do site e preencha os campos solicitados. Se já for registrado, é só clicar em “Member Sign In”, que fica logo abaixo do botão.
Depois de devidamente registrado e logado no site, clique na aba “Register a Product”, que fica na parte de cima da página. Lá você pode inserir os códigos estampados nos folhetos e clicar em “GO!”.
Você será levado a uma tela com uma enquete sobre o jogo, que pode responder ou apenas marcar as devidas opções e clicar em “Finish” na parte de baixo.
Cada código vale um número de pontos, que serão acrescentados automaticamente à sua conta. Ainda é possível registrar os seus consoles e ganhar pontos, caso ainda não o tenha feito. Entre os dispositivos disponíveis estão:
Console ponttos
Nintendo Wii U 160
Nintendo 3DS 160
Nintendo 3DS XL 160
Nintendo Wii (comprados depois de maio de 2010) 100
Nintendo DSi 100
Nintendo DSi XL 100
Jogos comprados digitalmente (eShop americano e canadense) são somados automaticamente ao seu saldo. Depois de alguns dias, você ainda pode responder um questionário extra sobre o jogo no menu principal do Nintendo Club e arrecadar mais dez pontos.
Adicionados os pontos, é hora de pegar os prêmios. Geralmente os jogos oferecidos são para 3DS e Wii (que também podem ser ativados no Wii U). Clique na aba “Get Games & Rewards” e escolha um jogo compatível com o seu saldo de pontos. Clique sob ele e escolha “Get It Now”.
Uma tela de confirmação com o botão “Order Reward” será exibida. Clique nele e avance para outra página, que solicitará o seu e-mail para onde a confirmação será enviada. Preencha o campo e clique “Order Now”. Pronto, agora é só pegar o código exibido na tela e partir para a ativação no console.
Super Mario 3D World foi uma das surpresas anunciadas pela Nintendo na manhã do primeiro dia da E3 2013. O jogo segue algumas ideias de Super Mario 3D Land, lançado no Nintendo 3DS, porém com algumas diferenças. O novo título para Wii U mescla uma movimentação livre pelo cenário 3D ao modelo 2D que funciona muito bem há mais de 30 anos.
Super Mario 3D World foi desenvolvido para ser jogado em quatro pessoas, o que o torna muito divertido. Os personagens disponíveis são: Mario, Luigi, Toad e a Princesa Peach. Seguindo o conceito do Super Mario 2 do Nintendo 8 bits, cada personagem tem habilidades diferentes. Luigi pula mais alto, Toad corre mais que os outros, Peach consegue pular e planar, alcançando outros lugares e Mario tem um pouco de tudo, mas de uma forma bem equilibrada.
Seguindo o 3D Land, os personagens podem se transformar em raposa (Tanooki Suit), pegarem a flor de fogo e agora, podem se transformar em gato. Ao se vestir de felinos, os personagens adquirem a habilidade de escalar paredes, alcançando lugares normalmente inacessíveis. Com o tablete Wii U Gamepad o jogo acaba ganhando algumas funcionalidades, como a possibilidade de revelar partes secretas nas fases e jogar sem precisar da televisão.
Visualmente, como essa última leva de jogos que a Nintendo tem mostrado, Super Mario 3D World é muito bonito e colorido. Entretanto, parece faltar um pouco de capricho, como emMario Kart 8 e Pikmin 3, em elementos como água, mato, pedras, etc.
Mario Kart 8 pegou muita gente de surpresa na E3 2013. a Nintendo não só revelou o game em sua conferência transmidita via streaming, como colocou o game à disposicão em seu estande. O TechTudo testou o game que, apesar de manter a velha mecânica, traz um vasto leque de novidades.
Ainda mais divertido
A primeira coisa a se notar no novo Mario Kart é a falta de gravidade. Isso mesmo, agora o game permite corridas disputadas em paredes e por onde mais o Kart puder passar. Além disso, muitas pistas trazem um aspecto de F-Zero, ou seja, a pista vai rolando, e quando o jogador menos percebe, já está correndo de ponta cabeça e se esquivando de cascas de banana. O jogo conta com a volta das moedas, assim como aconteceu no 7 e a possibilidade de correr por de baixo d´agua.
Essa variação de gravidade faz o game ganhar novas maneiras de descobrir um atalho, levando vantagem sobre os outros corredores. Há também caminhos não muito legais, que exigem mais habilidade, porém, acabam trazendo vantagem ao corredor.
Como nos outros jogos, há todo aquele arsenal de armas, como cascos de tartaruga, raios e cascas de banana. O título poderá ser jogado ao mesmo tempo com até quatro pessoas na mesma tela, ou até oito pessoas online. Porem, a versão exposta na E3 2013 só mostrava duas dois jogadores simultaneos.
Este é sem dúvidas um dos games mais bonitos do Wii U, com uma variação enorme de cenários, assim como nas jogos anteriores, mas com muito capricho no visual. As partiras rodam perfeitamente em 60 frames por segundo e possuem um detalhamento técnico muito bonito.
Mario Kart 8 deve ser lançado na primavera americana de 2014 (outuno no Brasil) e é um dos grandes títulos da Nintendo para o seu Wii U, que anda precisando de bastante lenha para queimar e ganhar respeito dos gamers. Já o fator diversão... esse não precisamos nem comentar, afinal, quem resiste a uma partida de Mario Kart ?
De: nemesis gamer